Portal do Governo Brasileiro
2012 - Livro Vermelho 2013

Cuphea bahiensis (Lour.) T.B.Cavalc. & S.A.Graham EN

Informações da avaliação de risco de extinção


Data: 25-09-2012

Criterio: B2ab(iii)

Avaliador: Daniel Maurenza de Oliveira

Revisor: Tainan Messina

Analista(s) de Dados: CNCFlora

Analista(s) SIG: Marcelo

Especialista(s):


Justificativa

Cuphea bahiensis é um subarbusto endêmico do Estado da Bahia, ocorrendo em formações rupestres da Chapada Diamantina. Tem AOO de 64 km² e está sujeita a menos de cinco situações de ameaça, sendo categorizada como "Em perigo" (EN). A principal ameaça aos Campos Rupestres da Chapada Diamantina é a incidência de queimadas que declinam a qualidade de seu hábitat.

Taxonomia atual

Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.

Nome válido: Cuphea bahiensis (Lourteig) T.B.Cavalc. & S.A.Graham;

Família: Lythraceae

Sinônimos:

  • > Cuphea sessilifolia subsp. bahiensis ;

Mapa de ocorrência

- Ver metodologia

Informações sobre a espécie


Dados populacionais

Cuphea bahiensis forma grandes subpopulações ao longo das beiras de estradas no município de Morro do Chapéu (Cavalcanti; Graham, 2005).

Distribuição

Cuphea bahiensis é endêmica da Bahia (Cavalcanti; Graham, 2012), conhecida apenas na Chapada Diamantina (CNCFlora, 2011).

Ecologia

Cuphea bahiensis é um subarbusto ereto ocorrente em campos rupestres, sobre solos arenosos (Cavalcanti; Graham, 2005).

Ameaças

1.7 Fire
Incidência local
Severidade high
Detalhes Os campos rupestres da Chapada Diamantina sãoameaçados pela incidência frequentede queimadas (Neves; Conceição, 2010).

Ações de conservação

1.2.1.2 National level
Situação: on going
Observações: A espécie é considerada "Deficiente de Dados" (DD), segundo a Lista Vermelha Oficial do Brasil (MMA, 2008).

Referências

- CAVALCANTI, T.B.; GRAHAM, S. Lythraceae in Lista de Espécies da Flora do Brasil, Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Jardim Botânico do Rio de Janeiro.

- CAVALCANTI, T.B.; GRAHAM, S.A. New taxa in Lythraceae from Latin America. Novon, v. 15, n. 1, p. 59-68, 2005.

- NEVES, S.P.S.; CONCEIÇÃO, A.A. Campo rupestre recém-queimado na Chapada diamantina, Bahia, Brasil: plantas de rebrota e sementes, com espécies endêmicas na rocha. Acta Botanica Brasilica, v. 24, n. 3, p. 697-707, 2010.

- MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE. Instrução Normativa n. 6, de 23 de setembro de 2008. Espécies da flora brasileira ameaçadas de extinção e com deficiência de dados, Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 24 set. 2008. Seção 1, p.75-83, 2008.

- Base de Dados do Centro Nacional de Conservação da Flora (CNCFlora). Disponivel em: <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/>. Acesso em: 2011.

Como citar

CNCFlora. Cuphea bahiensis in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Cuphea bahiensis>. Acesso em .


Última edição por CNCFlora em 25/09/2012 - 13:46:09